Google lança primeiros relógios inteligentes e apresenta Android para TVs e carros

  • 26 de junho de 2014
  • Blog
No Comments

O Google anunciou nesta quarta-feira, durante sua conferência anual para desenvolvedores, o lançamento dos dois primeiros relógios inteligentes com o sistema operacional Android Wear, uma plataforma derivada do Android para wearables. O G Watch, fabricado pela LG, e o Gear Live, produzido pela Samsung, estarão disponíveis para venda ainda hoje nos Estados Unidos, por meio da loja on-line do Google, e a LG já anunciou que a chegada do produto ao Brasil está programada para julho. Um terceiro modelo, o Moto 360 criado pela Motorola, deve chegar aos primeiros países até setembro.

O anúncio dos dois relógios inteligentes acontece durante a abertura do Google I/O, conferência anual para desenvolvedores, realizada em São Francisco, na Califórnia, até a próxima quinta-feira. Durante o evento, o Google também detalhou os planos para unificar o design de todas as suas plataformas, entre elas o Android e o Chrome OS. A próxima versão do Android, chamada até o momento de L, já receberá o novo design, que vai adicionar camadas à interface e também cores mais vivas.

Os dois primeiros relógios inteligentes com o sistema do Google chegam ao mercado apenas três meses após a empresa anunciar a disponibilidade do Android Wear para desenvolvedores. Desde então, é possível fazer ajustes em aplicativos já existentes para que eles mostrem notificações na tela dos relógios inteligentes, como chamadas de voz, mensagens de texto e e-mails. Além disso, comandos de voz do usuário a partir do relógio poderão acionar funções do aparelho, como o alarme ou player de música.

Além dos dispositivos, o Google anunciou que vai liberar, ainda hoje, o kit completo para os desenvolvedores. Ele permitirá que aplicativos controlem sensores embutidos no smartphone e em relógios inteligentes que adotam o Android Wear, receber comandos de voz e trocar informações entre os dispositivos. A empresa ainda não revelou detalhes sobre as especificações técnicas e o preço dos novos dispositivos.

Os novos relógios inteligentes serão compatíveis com um novo aplicativo chamado Google Fit, a alternativa do Google ao app Health, que estará presente no iOS 8, nova versão do sistema operacional do iPhone. Assim como o rival, ele agregará informações sobre saúde coletadas por apps e sensores presentes em dispositivos fabricados por terceiros, mas apenas aqueles que adotam o sistema Android. De acordo com o Google, os usuários terão que autorizar o uso dos dados pelo Google Fit. Os desenvolvedores terão acesso à documentação para integrar o Fit com outros apps nas próximas semanas.

Android TV – Conforme esperado, o Google anunciou um novo sistema baseado no Android para TVs, chamado Android TV. Ao acionar o sistema – que estará embutido em novos modelos de TVs, centrais multimídia e consoles de marcas como Philips e Sony – o usuário encontra uma caixa de busca. Ela permite localizar filmes, apps e games oferecidos pelo Google por meio de sua loja on-line, a Google Play. O Google ainda não informou quando as primeiras TVs com o sistema estarão à venda.

Em vez de usar um controle remoto específico para interagir com o Android TV, os usuários poderão utilizar seu próprio smartphone ou tablet com Android, além do iPhone ou iPad, para controlar todas as funções da TV. Além disso, a plataforma vai suportar comandos de voz e o usuário poderá dizer termos de busca genéricos, como filmes que ganharam o Oscar. Os resultados serão oferecidos com base nos resultados de busca do Google.

Além de assistir filmes e séries de TV à venda no Google Play, o usuário dos novos televisores com Android TV também poderá exibir conteúdo de aplicativos na tela grande. Para isso, basta acionar o botão “Cast”, o mesmo já adotado pelos aplicativos compatíveis com o acessórioChromecast, lançado recentemente no Brasil pelo Google. Apps do YouTube, Vevo e Netflix estão entre os poucos títulos compatíveis com o botão “Cast”.

Em relação aos games, o Google planeja permitir que os usuários possam utilizar a plataforma Android TV como uma espécie de console de games. Isso permitirá que as pessoas joguem um game com outras pessoas conectadas à internet, mesmo que eles estejam utilizando smartphones e tablets. O foco do novo recurso será levar games casuais do smartphone para a tela grande.

O Android TV substitui a plataforma Google TV, lançada pelo Google em outubro de 2010. O sistema, que foi adotado em alguns produtos de marcas como Logitech, Sony e LG, era complicado de usar e desapareceu do mercado nos últimos anos. Com o lançamento do Chromecast, no ano passado, analistas consideravam que o Google abandonaria a ideia de uma plataforma de acesso à internet para TVs. A empresa, no entanto, redesenhou o sistema e agora aposta que ela deve ter mais apelo entre os consumidores.

Android para carros – O Google também apresentou mais detalhes de sua plataforma para conectar carros à internet. Por meio do Android Auto, os usuários poderão acessar grande parte das funções dos smartphones em uma pequena tela sensível ao toque instalada no painel do veículo. O sistema também será compatível com comandos de voz por meio do Google Now, assistente pessoal do Google.

O Android Auto será integrado com o sistema de som do carro para reproduzir automaticamente as músicas armazenadas no smartphone. O motorista poderá navegar em mapas do Google Maps por meio da tela, além de localizar pontos de interesse, como postos de gasolina e restaurantes. A localização do carro será determinada pelo GPS do smartphone com Android que estiver sincronizado no momento.

Até agora, 40 montadoras de automóveis já anunciaram parcerias com o Google. Elas vão oferecer carros com Android Auto e recursos que permitirão que o carro funcione de forma sincronizada ao smartphone do usuário. Ainda não há detalhes sobre qual será a primeira fabricante a anunciar um carro com Android Auto ou a data de lançamento, mas é possível que os produtos cheguem ao mercado até 2015.

Fonte: Revista Veja

This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

About us and this blog

We are a full service agency that deliver compelling digital marketing solution. Our winning solutions and experience helps to deliver great results across several key areas.

Request a free quote

We offers professional SEO services that help websites increase organic search drastically and compete for 1st page rankings of highly competitive keywords.

20+

sidebar widgets

More from our blog

See all posts
No Comments