A um mês do fim do prazo, 85 mil eleitores maringaenses ainda não se recadastraram

  • 4 de setembro de 2013
  • Blog
No Comments

A exatamente um mês do fim do prazo, 85 mil eleitores, cerca de 33% de Maringá, ainda não realizaram o recadastramento biométrico obrigatório. A taxa é considerada alta, segundo o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Maringá, Julian Rodrigues do Nascimento. Ele afirma que muitos eleitores alegam que o atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h coincide com o horário comercial, o que dificulta o comparecimento ao Fórum Eleitoral. “Por isso, a partir do dia 7 [de setembro] vamos atender, também, aos sábados entre 9h e 18h.”

Apesar da possibilidade de agendar o atendimento pela internet e pelo telefone do TRE em Maringá, o analista judiciário afirma que sobram, diariamente, cerca de mil vagas para o atendimento com hora marcada. “Quem agenda o horário permanece no máximo 12 minutos no Fórum. Os eleitores que decidem ir sem horário marcado, gastam mais de meia hora, por causa das filas. Por isso, queremos que a população utilize o serviço de agendamento. É mais fácil para todo mundo.”

O atendimento agendado só será realizado até 20 de setembro. Depois desta data, os eleitores serão atendidos por ordem de chegada, o que pode causar filas, segundo Nascimento.

Atualmente, 84 guichês realizam diariamente o atendimento de cerca de 1,7 mil eleitores para o recadastramento biométrico e de outros 300 para a transferência ou a solicitação do primeiro título de eleitor.

Recadastramento precisa atingir, pelo menos, 80% dos eleitores

Para que o cadastro biométrico seja válido nas próximas eleições, 80% dos eleitores do Município precisam ter passado pelo recadastramento. Segundo as estimativas do próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o índice deve ser atingido no final de setembro em Maringá.

Entre os municípios da região onde o recadastramento também é obrigatório, apenas Doutor Camargo e Floresta já ultrapassaram a porcentagem mínima para a validade das eleições, 86,2% e 83,6%, respectivamente. Em Paiçandu, apesar de 75,3% dos eleitores já terem comparecido ao recadastramento biométrico, 6,1 mil ainda estão pendentes. Em Ivatuba, o índice de comparecimento era o mais baixo da região até terça-feira (3), com 61,5%.

Para facilitar o serviço, o TRE iniciou em 27 de agosto o atendimento paralelo em Ivatuba. O trabalho será feito na Casa da Cultura (Rua 1º de Maio, 797) até 6 de setembro. O atendimento será das 10h às 17h.

Obrigatoriedade

Julian Rodrigues do Nascimento lembra que o prazo não será prorrogado além de 4 de outubro. Até lá, os eleitores devem comparecer ao antigo Fórum Eleitoral de Maringá (Av. Herval, 968, Centro) com o Título de Eleitor, um documento com foto e um comprovante de residência.

Quem não realizar o cadastramento biométrico terá o título cancelado e só poderá votar depois de regularizar a situação. A falta do documento complica a vida do eleitor, pois impede a obtenção de passaporte, a matrícula em instituições públicas, a solicitação de empréstimos em bancos estatais e a ocupação de cargo público.

 

Fonte: Gazeta Maringá

This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

About us and this blog

We are a full service agency that deliver compelling digital marketing solution. Our winning solutions and experience helps to deliver great results across several key areas.

Request a free quote

We offers professional SEO services that help websites increase organic search drastically and compete for 1st page rankings of highly competitive keywords.

20+

sidebar widgets

More from our blog

See all posts
No Comments